quarta-feira, 11 de março de 2009

Quem quer ser um Milionário?


Com um orçamento de US$ 15 milhões, baixo perto das grandes produções hollywoodianas, a co-produção EUA/Inglaterra coloca no mercado cinematográfico o filme Quem quer ser um Milionário? Ele chega aos cinemas como uma grande surpresa ganhou 8 Oscars, nas categorias: melhor Filme, Diretor (dispensa comentários), Roteiro Adaptado (perfeito), Edição, Fotografia, Trilha Sonora (maravilhosa), Canção Original ("Jai Ho") e melhor Som.
A história conta sobre um jovem indiano, Jamal K. Malik (Dev Patel) que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância dolorida e muito difícil o faz fugir da miséria e da violência para conseguir chegar ao emprego atual. Em meio a dores e infelicidades Jamal tem suas experiências gravadas na memória. Ele se inscreve em um popular programa de TV Indiana "Quem Quer Ser um Milionário?", estilo Show do Milhão.
Com o título original Slumdog Millionaire traduzido para o português ao “pé da letra” - Favelado milionário, o diretor inglês Danny Boyle (maravilhoso), que tem em seu curriculum Cova Rasa e Trainspotting - Sem Limites, faz um passeio entre o passado, presente e futuro dos personagens, e revela que a Índia é muito parecida com o Brasil em vários aspectos. No desejo de viver bem mesmo na dificuldade, na alegria acima de tudo e na vontade de se tornar alguém digno.
O jovem Jamal, ao participar desse programa de TV é colocado a prova por todos, pois como pode um favelado ter tanta sabedoria a ponto de responder várias perguntas e no final ganhar milhões? Após ser preso é pressionado a explicar como sabe todas as respostas do programa. A resposta ficou clara após o término do filme, tudo é possível por amor. O amor puro e quase inocente de Jamal traduz que a vida pode ser bem mais suave quando tudo é feito com doçura, suavidade e, principalmente amor.

Curiosidades sobre o Filme: cerca de 20% dos diálogos do filme são em híndi; o ator que autografa a foto para Jamal quando criança é o verdadeiro Amitabh Bachchan, que apresentava a versão indiana do programa de TV Quem Quer Ser um Milionário?; a empresa Mercedes-Benz pediu que sua logomarca fosse retirada dos carros vistos nas cenas em favelas no filme, por acreditar que sua presença prejudicaria a imagem da empresa, e a cena em que Jamal criança na poça de fezes foi feita a partir de uma mistura de manteiga de amendoim com chocolate (melhor assim...rs).

Um comentário:

Anônimo disse...

Lis, esse é o terceiro comentário que tento enviar... Será que agora vai??? Escrevi tantas coisas, agora nem lembro mais... rs.
Enfim, repito que adorei seu blog!
Também adorei "Quem quer ser um milionário?". Inclusive meu último post fala dele também. Dá uma espiada: http://miscelanea9l.blogspot.com